Conselhos para dar uma boa massagem no bebê ou na criança.Para aplicar a massagem no bebê não é necessário que se faça um curso técnico a respeito. Claro que se você fizer, será bem melhor, mas se não, o instinto de ser mãe a indicará onde tocar e como massagear seu bebê. Pode-se começar a fazer massagens a partir do primeiro mês do nascimento do bebê até quando quiserem. Não existem limites.
Pode-se iniciar a qualquer idade. A massagem consiste em orientar-se apenas numa direção e numa sequência de movimentos segundo a idade que tenha. E para que seja efetiva, deve incluir os ingredientes básicos: a ternura e a delicadeza. Ao proporcionar prazer ao seu filho, você estará beneficiando a relação entre vocês dois. É uma forma de comunicar-se diretamente com ele.
Massagem do bebê
É conveniente fazer uma massagem diária, sempre depois ou antes do banho e num ambiente aquecido e fechado. Pode-se utilizar uma música suave de fundo para facilitar a interação. Se é verão, pode aplicar a massagem ao ar livre, se o bebê já é maiorzinho.
Como massagear o bebê
Primeiramente, sente-se no chão com as pernas estiradas, as costas retas e os ombros relaxados. Cubra suas pernas com a toalha ou paninho que normalmente utiliza para seu bebê. Pegue seu bebê desnudinho e o coloque sobre a toalha em uma posição em que os dois possam se ver. Unte suas mãos com um óleo natural ou com o creme que utilizas para hidratar o bebê. E dedique-lhe um minutinho do seu olhar a ele. Logo, começa-se a massagem. Se você desejar, pode seguir nossa orientação:
1- Concentre-se em fazer movimentos com firmeza, sempre de dentro para fora e do centro para as extremidades ou de baixo para cima. Do lado esquerdo ao direito, e a um ritmo lento e constante.
2- Comece pelo peito. Deslize suas mãos do centro para os lados. Primeiro o esquerdo e depois o direito.
3- Depois do peito, massageie seus braços, girando o bebê de lado, segurando pelo ombro e fazendo movimentos (com a outra mão) do ombro até o pulso, mantendo sempre um ritmo constante.
4- Massageie as mãos estirando suavemente cada dedinho. O mesmo com os pés e seus dedinhos.
5- Coloque uma das suas mãos na altura do estômago do seu bebê e deslize-a baixando em direção à barriguinha como se estivesse esvaziando-a. Alterne os movimentos com uma e com outra mão. Se seu bebê tem problemas de gases, essa massagem o ajudará a eliminá-los.
6- Se o seu bebê não for tão pequeno, pode virá-lo de bruços e dar-lhe uma massagem nas costas, sempre da parte central para as laterais. Ele te agradecerá com balbucios e gritinhos.
Importante: a massagem somente deve ser evitada quando o bebê estiver com febre, gripe
ou alguma infecção. E se ainda você dá o peito ao bebê, somente o massageie depois de
dar-lhe leite, o suficiente para que não durma.
Fonte: http://br.guiainfantil.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário